28/05/2025 às 14:25

Viva Outras Américas e Viva Sebastião Salgado   

31
6min de leitura

(English version below)

O Livro “Outras Américas”, de Sebastião Salgado é, sob o meu ponto de vista, a obra que mais revela tanto da potência estética quanto da profundidade sociopolítica que caracterizam seu trabalho, talvez pela proximidade dos temas que as américas ofereciam nos anos 70 e ainda nos oferecem.

Embora menos conhecido que “Trabalhadores” ou “Êxodos”, Outras Américas é uma peça fundamental para compreender a gênese do olhar “salgadoano”, marcada pela empatia, rigor formal e compromisso humanista.

 Outras Américas é a juventude do trabalho de Sebastião Salgado – e longe daqui resvalar no termo juvenil, muito pelo contrário. O livro é resultado de suas andanças pelo continente americano nos anos 1970 e as imagens foram capturadas principalmente na América Latina, antes de Salgado se tornar mundialmente conhecido. Esse livro serve como uma espécie de “première” às grandes séries que o consagraram, mas já carregava muitas das marcas autorais que definiriam sua carreira. Ou Salgado aprendeu com Américas, ou Américas já era fruto de uma genialidade que transcende ao olhar comum, mesmo quando olha para os tantos lugares comuns da qual nos acostumamos doentiamente, infelizmente.

 Pode-se afirmar que o trabalho é permeado por um ator de extrema relevância - Uma expressiva e imponente luz; A luz em Outras Américas é naturalista, mas profundamente trabalhada em sombras densas e altos contrastes para compor imagens que, embora documentais, evocam uma carga quase pictórica, artística. Em muitos casos, a luz parece simbolizar uma resistência esperançosa diante da adversidade sul-americana.

 Aliada ao uso da luz, Salgado compõe meticulosamente, primorosamente. Mesmo tratando de temas espontâneos, a organização das formas dentro do quadro é precisa e a escolha pelo PB não é apenas estética, mas ética. Ao eliminar a cor, Salgado concentra o olhar do espectador na textura da pele, na dureza do ambiente, na geometria das composições e, sobretudo, na expressão humana envolvida na imponente luz das américas. Tudo é atemporal e solene nessas imagens. Os trabalhadores rurais, indígenas, crianças de rua, camponeses e mineiros são retratados não como vítimas passivas, mas como sujeitos de existência intensa. Salgado tem o dom raro de captar a “alma social” dos corpos. Ele nos presenteia com retratos da dignidade na adversidade e faz crítica silenciosa (por necessidade da época e potência da fotografia) à exploração quando documenta as consequências da desigualdade, da violência econômica e das tensões políticas que marcaram o continente americano nos anos 70 - especialmente as ditaduras militares e o imperialismo velado. Território e identidade fundem-se, muitas vezes de forma árida, hostil, rachada ou próspera, tomada por plantações — O vínculo entre corpo e território é uma constante. O solo fala tanto quanto os peles em usas imagens.

 Sobre a tão discutida crítica sobre uma possível estetização da miséria no Trabalho de Salgado, crítica talvez de quem nunca pegou em uma câmera para ir além dos quintais bem cuidados, ele não fotografa a miséria por si só, ele a denuncia, sim, mas com uma ética do olhar que evita a espetacularização do sofrimento.

 Outras Américas se insere na tradição do fotojornalismo engajado, mas transcende a reportagem para se tornar arte crítica. É justamente a casa, a rua e o bairro da genialidade.

 A obra também carrega o eco das utopias latino-americanas dos anos 70. Há algo de nerudiano, ou mesmo de Eduardo Galeano, nas imagens: uma melancolia combativa, uma fé nas gentes da terra. E por qual motivo não ver também Pedro Páramo de Juan Rulfo ou suas 100 fotografias? As américas de baixo são uma só.

 Outras Américas é um laboratório estético e ético. É um Salgado em formação, mas já profundamente autoral e formado. Seu compromisso com a dignidade humana, seu apuro técnico e sua força poética fazem desse livro uma joia subestimada na bibliografia do fotógrafo.

 Mesmo hoje, quando o mundo da fotografia se fragmenta entre selfies e imagens hiper processadas, Outras Américas permanece atual: um testemunho poderoso daquilo que a fotografia pode ser — Arte, documento, denúncia e poesia.

 Viva Outras Américas e Viva Sebastião Salgado 


------------

Long Live Other Americas and Long Live Sebastião Salgado

The book Other Americas, by Sebastião Salgado, is, in my view, the work that most reveals both the aesthetic power and the socio-political depth that characterize his oeuvre — perhaps due to the proximity of the themes offered by the Americas in the 1970s, and which they still offer today.

Although less well-known than Workers or Exodus, Other Americas is a fundamental piece for understanding the genesis of the "Salgadian" gaze, marked by empathy, formal rigour, and a humanist commitment.

Other Americas is the youth of Sebastião Salgado's work — and by no means should this be confused with the notion of juvenility, quite the contrary. The book is the result of his travels throughout the American continent during the 1970s, and the images were captured mainly in Latin America, before Salgado became globally renowned. This book acts as a sort of "premiere" for the grand series that would later establish his fame, but it already carried many of the distinctive hallmarks that would define his career. Either Salgado learned from the Americas, or the Americas were already the fruit of a genius that transcends the ordinary gaze — even when looking at the many commonplaces we have grown sickeningly, and sadly, accustomed to.

One could argue that the work is permeated by an actor of extreme relevance — a striking and commanding light. The light in Other Americas is naturalistic, yet meticulously worked through dense shadows and high contrasts to compose images that, although documentary in nature, evoke an almost pictorial, artistic quality. In many cases, the light seems to symbolise a hopeful resistance in the face of South American adversity.

In tandem with his use of light, Salgado composes meticulously, masterfully. Even when dealing with spontaneous subjects, the organization of forms within the frame is precise, and the choice of black and white is not merely aesthetic — it is ethical. By removing colour, Salgado focuses the viewer’s gaze on the texture of skin, the harshness of the environment, the geometry of his compositions, and above all, the human expression bathed in the commanding light of the Americas. Everything in these images is timeless and solemn. Rural workers, indigenous peoples, street children, peasants, and miners are portrayed not as passive victims, but as subjects of intense existence. Salgado possesses the rare gift of capturing the "social soul" of bodies. He offers us portraits of dignity amid adversity, delivering a silent critique (out of historical necessity and photographic power) of exploitation, as he documents the consequences of inequality, economic violence, and the political tensions that marked the American continent in the 1970s — particularly the military dictatorships and the veiled imperialism.

Territory and identity merge, often in arid, hostile, cracked, or fertile forms, taken over by plantations — the link between body and land is a constant. The soil speaks as much as the skins in his images.

As for the frequently debated criticism regarding a possible aestheticization of misery in Salgado's work — a critique perhaps made by those who have never held a camera beyond their manicured backyards — he does not photograph misery for its own sake. He indeed denounces it, but with an ethics of vision that avoids the spectacle of suffering.

Other Americas belongs within the tradition of engaged photojournalism, yet it transcends reportage to become critical art. It is precisely the home, the street, and the neighborhood of genius.

The work also carries the echo of the Latin American utopias of the 1970s. There is something Nerudian, or even reminiscent of Eduardo Galeano, in the images: a combative melancholy, a faith in the people of the earth. And why not also see here Pedro Páramo by Juan Rulfo or his “100 photographs”? The Americas from below are one and the same.

Other Americas is an aesthetic and ethical laboratory. It is a Salgado in formation — yet already deeply authorial and accomplished. His commitment to human dignity, his technical precision, and his poetic strength make this book an underestimated jewel in the photographer’s bibliography.

Even today, when the world of photography is fragmented between selfies and hyper-processed images, Other Americas remains as relevant as ever: a powerful testament to what photography can be — Art, document, denunciation, and poetry.

Long Live Other Americas and Long Live Sebastião Salgado

 


 

 

28 Mai 2025

Viva Outras Américas e Viva Sebastião Salgado   

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia fotojornalismo outras américas sebastião salgado

Logo do Whatsapp